Plano de aula: Aumentativo e diminutivo


PLANO DE AULA Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo
Objetivos
1) Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e diminutivo;
2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua;
3) Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo.
Comentário
Grau dos Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado. De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos.
Material
Os textos Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema.
Estratégias
1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item anterior;
2) Depois da leitura, será feita uma gincana de aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto;
3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho;
4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia;
Atividades
1) Uma vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos, a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para fixação do conteúdo;
2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão.
Sugestões
As propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos.
Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor expressivo desses vocábulos.



Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários

Anúncio