DEFINIÇÃO DE RELATO - Gêneros textuais


RELATO PESSOAL (Resumo de aula)

Características
   Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
   Tem uma intenção pedagógica;
   Apresenta elementos básicos da narrativa como:
- sequência de fatos,
- pessoas,
- tempo,
-espaço;
   O narrador é protagonista;
   Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa;
   Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
   Emprega-se o padrão culto da língua.
Atividade

Pesquise um relato pessoal. Analise a estrutura e identifique as características.
p/ 11 (turmas de quarta-feira) e 13 (turmas de sexta-feira) de fevereiro de 2009.

Sempre compartilhamos com nossos amigos, familiares e colegas de classe, as experiências do cotidiano. Geralmente, quando algo de novo nos acontece, mal esperamos o momento certo de relatar tudo o que ocorreu, não é verdade? Trata-se de algo tão rotineiro e natural, que nem nos damos conta de seus muitos aspectos.



Pois bem, obviamente que estamos nos referindo à fala. Já quando se trata da escrita, estudos anteriores nos permitiram conhecer os diferentes gêneros textuais, ou seja, aqueles que se referem às várias situações de comunicação que revelam de maneira específica o que pretendemos dizer, ou seja, um e-mail, uma reportagem, uma fábula, entre muitas outras. Você se lembra que cada um destes possui características próprias, não é verdade?

Desta forma, conheceremos agora mais um gênero – o relato pessoal. Ele possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim sendo, qualquer pessoa pode revelar fatos de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los.

Mas resta-nos ainda conhecer outros aspectos, como por exemplo, o uso dos tempos verbais, uma vez que eles geralmente são expressos no tempo passado, por se tratar de algo que já aconteceu. E quanto à linguagem? Ela costuma ser adequada aos diferentes tipos de leitores que existem, ou seja, para o leitor jovem, para aquele que possui um conhecimento maior, entre outros.

Há alguns relatos que depois se transformam em documentos históricos, os quais podem ser publicados por jornais, revistas, livros, sites, etc., funcionando, portanto, como fontes de pesquisa, de modo a servir de aprendizado para muitas pessoas.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

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