Leitura e Interpretação - Avaliação


          
NOME_________________________________________________________DATA_________SÉRIE__________


LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Diário de uma criança que está por nascer
5 DE OUTUBRO:
Hoje começou minha vida. Meus pais ainda não sabem disso, mas já existo. E vou ser menina. Terei cabelos louros e olhos azuis. Quase tudo já está fixado, até mesmo que irei gostar muito de flores.
19 DE OUTUBRO:
Alguns afirmam que não sou ainda uma pessoa real, que apenas minha mãe existe. Mas sou uma pessoa real, assim como uma migalha de pão ainda é realmente pão. Minha mãe é. E eu sou.
23 DE OUTUBRO:
Minha boca está começando agora a se abrir. Imagine só, dentro de cerca de um ano estarei sorrindo e, depois, falando. Sei qual será a minha primeira palavra: MAMÃE.
25 DE OUTUBRO:
Meu coração começou hoje a bater por si mesmo. De agora em diante, baterá suavemente pelo resto de minha vida, sem jamais parar para descansar! E depois de muitos anos ele se cansará. Parará, e então morrerei.
2 DE NOVEMBRO:
Estou crescendo um pouco cada dia. Meus braços e minhas pernas começam a tomar forma. Mas tenho de esperar ainda bastante tempo antes de estas perninhas me erguerem até os braços da mamãe, antes que estes bracinhos possam colher flores e abraçar o papai.
12 DE NOVEMBRO:
Pequeninos dedos começam a formar-se em minhas mãos. È engraçado como são pequenininhos! Poderei tocar com eles nos cabelos de mamãe.
20 DE NOVEMBRO:
Foi somente hoje que o médico contou à mamãe que estou vivendo aqui, sob o coração dela. Oh, quão feliz ela deve estar! Sente-se feliz, mamãe?
25 DE novembro:
Mamãe e papai devem estar provavelmente pensando num nome para mim. Mas eles nem se quer sabem que sou uma menininha. Desejo que me chamem de Mariazinha. Já estou ficando tão grandinha !
10 DE DEZEMBRO:
Meus cabelos estão crescendo. São macios, claros e brilhantes. Fico imaginando que tipo de cabelos mamãe tem.
13 DE DEZEMBRO:
Estou prestes a poder ver. Tudo é escuro em volta de mim. Quando mamãe me trouxer ao mundo, ele será cheio de sol e de flores. Mas o que mais desejo é ver minha mamãe. Qual será sua aparência mamãezinha?
24 DE DEZEMBRO:
Fico imaginando se mamãe ouve o sussurro do meu coração. Algumas crianças chegam ao mundo um pouco doentes. Mas meu coração é forte e saudável. Ele bate tão ritmicamente: toc-toc-toc-toc. A senhora terá uma filhinha saudável, mãezinha! 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1- Esta história é sobre:

(A) como fazer um diário.
(B) instruções sobre um diário.
(C) diário de uma criança que vai nascer.
(D) como serei quando crescer.

2- A vida dessa criança começou:

(A) no dia 24 de dezembro.
(B) no dia que a mãe ficou sabendo.

(C) no dia 5 de outubro.
(D) no dia que ela nasceu.

3- Transcreva do texto algum trecho em que a criança revela suas características.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Na frase: “Meu coração começou hoje a bater por si mesmo. De agora em diante, baterá suavemente pelo resto da minha vida, sem jamais parar para descansar! E, depois de muitos anos ele se cansará. Parará, e então morrerei.”

*A palavra grifada refere-se:

(A) menina.
(B) coração.
(C) vida.
(D) morte.

5- A mãe ficou sabendo que estava grávida quando:

(A) passou mal.
(B) fez um exame.
(C) o médico deu a notícia.
(D) ficou imaginando.

RELATE EM FORMA DE DIÁRIO UM FATO IMPORTANTE QUE ACONTECEU EM SUA VIDA.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________















Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários