Ética e Moral


Significados

ética e moral possuem significados diferentes. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante.

http://www.significados.com.br/etica-e-moral/

Exemplo de onde a ética prevalece sobre a moral

Um homem fugia de uma quadrilha de bandidos violentos quando encontrou, sentado na beira do caminho, um profeta. Ajoelhando-se à frente do profeta, o homem pediu sua ajuda: essa quadrilha quer o meu sangue, por favor, proteja-me!

O profeta manteve a calma e respondeu: continue a fugir bem à minha frente, eu me encarrego dos que estão perseguindo-o.

Assim que o homem se afastou correndo, o profeta levantou-se e mudou de lugar, sentando-se na direção de outro ponto cardeal. Os sujeitos violentos chegaram e, sabendo que o profeta só podia dizer a verdade, descreveram o homem que perseguiam, perguntando-lhe se o tinha visto passar.

O profeta pensou por um momento e respondeu: falo em nome daquele que detém em sua mão a minha alma de carne: desde que estou sentado aqui, não vi passar ninguém.

Os perseguidores se conformaram e se lançaram por um outro caminho. O fugitivo teve a sua vida salva.

Aqui vemos que aparentemente o profeta fora imoral, pois mentiu, mas se analisarmos o que ele disse, logo ele não mentiu: “desde que estou sentado aqui...” ele tinha acabado de mudar de lugar, sendo então, ele não foi imoral, os perseguidores é que não foram inteligentes. Entretanto, o profeta entendeu muito bem a pergunta, apenas não quis ajuda-los.

A ética do profeta prevaleceu pois ele não entregou o perseguido, se ele quisesse ter agido moralmente, ele teria que dizer a verdade, mesmo que a verdade tivesse como consequência a morte de uma pessoa inocente. Seus valores humanos analisaram a regra moral de sempre dizer a verdade, mas naquele momento a verdade prejudicaria alguém, por isso que a ética analisa a moral, se ela cabe em ser correta em determinada situação.

http://www.revista.vestibular.uerj.br


Características da ética e da moral

A moral tem um caráter:

Prático imediato
Restrito
Histórico
Relativo
Pressupõe punição quando desobedecida

Enquanto que, na ética, temos:

Reflexão filosófica sobre a moral
Tentativa de justificar a moral
O objeto é o que guia a ação
O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana

http://rafaeldecastrorig.wordpress.com

Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários