Garrafas Sensoriais



Hoje a dica vai ser bem legal e fácil de fazer!!! Recebi dois links (aqui aqui) de uma amiga no facebook (valeu, Flavia!) e fiquei encantada. Lu sempre amou objetos com movimentos repetitivos pois o deixa calmo. O campeão de audiência (plim plim!) é o Lava Lamp!


O que é sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. “O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.”

Não é um simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, “Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição”. Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou “sacolejos” dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. (explicação retirada daqui)

Pesquisei no google e li sobre diversos posts que ensinam a fazer essa garrafa e cada post com uma ideia divertida. Foi demais ler tudo e foi difícil separar o que eu iria colocar aqui pra vocês e o que eu não iria colocar. Vamos fazer o seguinte? Depois de ler o meu post, valorizem os links que eu coloquei (inclusive as fontes) pois vale a pena ver as imagens e ideias bacanas que cada um teve!

Garrafas sensoriais são garrafas plásticas de qualquer tamanho, desde que sejam transparentes e com objetos que despertem a curiosidade e o desejo de observação (estrelinhas, bolinhas, bolicas, bichinhos, dados ou o que você tiver em casa), as cores e formas que quando misturados a água, areia ou outra coisa produzam algum efeito interessante.




Importante: Como a garrafinha estará cheia de coisas fáceis de engolir, cole a tampa para vedar bem. Caso ache necessário, use cola quente.



Ideias de materiais que podem ser usados:


- lantejoulas
- purpurina
- cola colorida e com glitter
- flores de plástico
- canudo cortado
- floquinhos de isopor
- brinquedinhos (aranha, carrinho, bonequinhos…)
- dados
- números e letras feito de garrafa pet (fazer de garrafa verde para aparecer na transparente)
- bolinhas coloridas de vaso de flor (aquelas que aumentam quando colocadas na água)
- peixinhos, corações e estrelas de pedaços de luva de borracha (luva amarela para limpeza)
- estrelinhas
- bolinhas de gude
- conchinhas da praia
- arroz (pouco, pois a água fica branca)

Com esses materiais vocês podem trabalhar vários sentidos (ideias daqui e daqui)

TEMPERATURA



1 Recolha garrafas de água quente de borracha. Você também pode usar garrafas plásticas de água, mas a temperatura vai mudar muito rapidamente para permitir que mais de uma criança trabalhe com elas.
2 Encha cada garrafa com líquidos de diferentes temperaturas. Água é mais comumente usada.
3 Feche a tampa firmemente.

CHEIROS



1 Lave pequenas garrafas de água e remova os rótulos.
2 Use menta, creme de barbear, sabonete, canela, café, especiarias e sachês. Você também pode usar algumas gotas de extratos ou óleos de aromaterapia em bolas de algodão.
3 Coloque itens com diferentes aromas em frascos diferentes. Cole a tampa novamente.
4 Fure os lados das garrafas de plástico com um prego.

SONS



1 Reúna um número par de garrafas plásticas de água. Pinte-as de preto para que as crianças não possam ver o que está dentro.
2 Encha duas garrafas com moedas. Preencha as próximas duas com sal. Continue enchendo as garrafas de forma par e com todos os tipos de sólidos, como noz-moscada, clipes de papel, arroz ou feijão.
3 Sele as garrafas com cola. Faça as crianças adivinharem o que tem dentro da garrafa pelo som.

MAGNETISMO


1 Lave uma garrafa de plástico e retire o seu rótulo.
2 Encha dois terços da garrafa de plástico arroz, confete, etc
3 Coloque objetos metálicos como clipes de papel, alfinetes ou pregos na garrafa.
4 Cole a tampa com cola resistente.
5 Amarre um ímã na abertura da garrafa com um fio para que o ímã não se perca. Deixe a criança deslocar o ímã pela garrafa para atrair objetos metálicos.

ELETRICIDADE ESTÁTICA



1 Lave uma garrafa de plástico e retire o seu rótulo.
2 Coloque um pouco de bolinhas de isopor e borboletas feitas com papel de seda
4 Cole a tampa com cola resistente.
5 Esfregue bem a garrafa no cabelo, seda, lã ou carpete. As borboletas irão voar

VISÃO (todas são visuais mas essa é de olhar e procurar uma palavra e formar frase ou números e somar, etc)


1 Lave uma garrafa de plástico e retire o seu rótulo.
2 Encha dois terços da garrafa de plástico com água, arroz ou outro grão ou material pequeno.
3 Coloque objetos de plástico ou papel como letras, números, dados, palavras escritas em cartolinas, etc
4 Cole a tampa com cola resistente.

Vocês podem fazer garrafas com temas também. Essa aí foi feita com as estações do ano (de cima pra baixo: primavera, verão, outono e inverno). Quando for fazer com temas (pode utilizar essas garrafas pra estudar história, geografia, ciências, português, inglês, etc), você pode chamar as crianças para trabalharem juntas, escolherem o que irão colocar, etc (sempre atentos com as idades e se elas vão ingerir alguma coisa.)
Li um link MUITO LEGAL sobre garrafas com o tema estações do ano e tem o passo a passo de como fazer e um artigo sobre garrafas sensoriais muito bom.


Colocando cola colorida com gliter você faz uma garrafa sensorial para acalmar a criança no momento de stress. Fica linda e funciona mesmo!




Vale o clique nesse vídeo!

Outras ideias sensoriais:

Tapete Sensorial


Caixa Tátil


Livo Tátil


Mesa Sensorial: Neste post você pode baixar um artigo sobre mesa sensorial. Vale a pena o clique. Você pode ver várias ideias de mesas aqui!


Esperamos que tenham gostado. Se fizerem, enviem pro nosso email (contato@estouautista.com.br) que colocamos na página do facebook!

Fonte:
Experiências da educação InfantilInventareTuntstallgarrafa magnética

Fonte imagens: garrafa somestações do anogarrafa de cheiro

Fonte da postagem: Estou Autista - http://www.estouautista.com.br/index.php/2013/10/17/fica-a-dica-garrafas-sensoriais/

Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários