Avaliação - Língua Portuguesa


Aluno: ______________________________________________________________
Professora: __________________________________________________________
Série: ____________             Nº: ___________

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 Questão 01 -           Galo-de-Campina

     O galo-de-campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos.
    Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do
mesmo jeito que outro pássaro, o currupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.
    O galo-de-campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.
    Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.
Fonte: Ler e escrever: Livro de textos do aluno/Secretaria da Educação, São Paulo: FDE, 2008.

De acordo com o texto, o galo-de-campina tem fama de cantor
      
       (A) no Brasil Central.
       (B) na Amazônia.
       (C) no Nordeste.
       (D) em Alagoas.
     Questão 02 -           Desequilíbrio Ecológico


    Os coelhos não existiam na Austrália. Então alguns fazendeiros
resolveram importar os bichinhos para criar.
    Alguns desses coelhos fugiram e se esconderam nos campos. Esses
animais se reproduzem com grande velocidade. Em pouco tempo
transformaram-se numa verdadeira praga, pois não havia entre os animais da região nenhum que caçasse coelhos.
Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha.São Paulo: Ática, 2005.


No trecho “Então alguns fazendeiros resolveram importar os bichinhos para criar”, a palavra destacada tem o sentido de
      
       (A) comprar.
       (B) vender.
       (C) trocar.
       (D) trazer.
Questão 03 –

A expressão em destaque que inca o lugar para onde os coelhos se dirigiam, quando foram importados pelos fazendeiros é

       (A) “(...) os coelhos não existiam na Austrália”
       (B) “(...) fugiram e se esconderam nos campos...”
       (C) “(...) se reproduzem com grande velocidade...”
       (D) “(...) transformaram-se numa verdadeira praga...”
     Questão 04 -   
SAPATO
É MUITO CHATO,
mas é um fato:
em pata de pato
não cabe sapato.
Não há sapato
pra pata de gato
ou pata de rato.
E eu constato
que nem no mato
se encontra sapato
pra carrapato!

Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

 A palavra que retrata o tema da poesia é
       (A) carrapato.
       (B) sapato.
       (C) gato.
       (D) pato.


QUESTÃO 05
O LEÃO E O RATINHO
Esopo
    Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
    Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
    Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
    Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e
soltou o leão.
Uma boa ação ganha outra.
Fonte: Ler e escrever: Livro de textos do aluno/Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008

O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque
       (A) prendeu o ratinho com a pata.
       (B) desistiu de esmagar o ratinho.
       (C) deixou o ratinho ir embora.
       (D) o ratinho roeu as cordas.

QUESTÃO 06

A fábula O leão e o ratinho quer
       (A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
       (B) descrever as relações dos animais na floresta.
       (C) revelar grandes segredos ao leitor.
       (D) contar sobre a fuga do leão.

QUESTÃO 07

A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é
       (A) “fazia a floresta inteira tremer”.
       (B) “todos conseguiram fugir”.
       (C) “cansado de tanto caçar”.
       (D)”dormia espichado”.


Produção de texto:
       Com muita imaginação crie um texto contando como você pode ajudar a manter sua cidade limpa,

___________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários