Leitura e Interpretação - O Macaco e o crocodilo


                                                            O Macaco e o crocodilo

  O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou.
 “ Humm”, o crocodilo pensou, “ Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar”  Então, ele disse para o macaco:
  --- Desça da árvore para brincar comigo.
  --- Eu não posso brincar com estranhos – respondeu o macaco :
  --- Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores do que sua árvore.
  --- É mesmo? --- exclamou o macaco. --- Mas eu não sei nadar.
  --- Não tem problema --- sorriu o crocodilo. --- Pule nas minhas costas que eu o ajudo a atravessar o rio.
 O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
  De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
  --- Socorro ! Pare ! Estou me afogando ! – gritou o macaco.
  --- Segure-se --- o crocodilo sorriu. – Eu vou afogá-lo, pois quero comer coração de macaco no jantar, e você foi burro suficiente para confiar em mim.
  --- Ah – lamentou- se o macaco. --- Eu gastaria que tivesse me contado a verdade.Ai eu teria trazido meu coração comigo.
  --- Quer dizer que você deixou seu coração na mangueira ? – perguntou, descrente, o crocodilo.
  --- Mas é claro – respondeu o macaco. ---Nesta selva perigosa os macacos não correm por ai com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio, e depois podemos voltar para pegar o meu coração.
  --- Nada disso – desdenhou o crocodilo. --- Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure – se ai !
  --- Tudo bem. – concordou o macaco.
  Então o crocodilo deu meia volta e rumou para a mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu a árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
  --- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar !
  
                                                                         (O macaco e o crocodilo.Fábula do mundo todo.  São Paulo.    Editora  Melhoramento, 2004 pp. 35-36.)
________________________________________________________________________________________
01-    O macaco pulou nas costas do crocodilo porque
 (A) achava o rio muito largo.                                 (B) confiava no amigo
 (C) gostava de brincar                                           (D) não sabia nadar
________________________________________________________________________________________
 02- O crocodilo aproximou-se do macaco para
 (A) ajudar o vizinho                                                   (B) brincar com ele
 (C) satisfazer um desejo                                           (D) tornar-se seu amigo
________________________________________________________________________________________
 03- No trecho “- Ah – lamentou o macaco.”, percebe-se que ele estava
 (A) fingindo                                                                  (B) assustado
 (C) raivoso                                                                    (D) sorridente                                                     
________________________________________________________________________________________
 04- O crocodilo resolveu voltar porque queria
  (A) afogar o macaco no rio                                       (B) dar ajuda ao macaco
  (C) ensinar o macaco ao nadar                               (D) pegar o coração do macaco
________________________________________________________________________________________
 05- Esta fábula sugere que o
  (A) crocodilo é mais esperto que o macaco.          (B) crocodilo e macaco são muito amigos.
  (C) macaco é mais esperto que o crocodilo.          (D) macaco e crocodilo são engraçados.
________________________________________________________________________________________
 06- A história trata especificamente da
  (A) esperteza.                                                                 (B) maldade
  (C) gula                                                                           (D) ignorância 

Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários